quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Você estudou em escola pública?


Tenho uma sugestão que poderia contribuir para a melhoria dos resultados apresentados pelas escolas públicas do país. Não me refiro apenas ao péssimo desempenho pedagógico, mas também ao seu fracasso como espaço de sociabilidade e convívio saudável de crianças e jovens.
Não se trata de política pública, mas certamente poderia ser potencializada por uma. Assim como hoje é tão comum a existência de associações de ex-alunos de escolas superiores renomadas e colégios particulares tradicionais, proponho a difusão também de associações dos egressos de escolas públicas.
Os objetivos principais das associações seriam: o fortalecimento da identidade da escola através da preservação da sua história; o incentivo ao sentimento de pertencimento a uma comunidade por parte do aluno; o estímulo à apropriação da escola e de sua realidade pela comunidade local e a sinergia real na solução de problemas ou dificuldades.
Estou falando basicamente de encontros de ex-alunos; de uma agenda de festas comunitárias; de palestras com profissionais que foram alunos; estou falando, enfim de adultos que amaram sua escola e que hoje são capazes de doar um pouco do seu tempo, de sua inteligência e até dos seus recursos para preservar a instituição que ajudou a construir (e vice-versa) e, quem sabe, melhorá-la para os que estão e virão.
Isso tudo é muito simples, basta começar. Quem sabe não seja uma maneira, inclusive, de dar real utilidade a ferramentas como o Orkut, por exemplo.
Preciso apenas alertar para o fato de que não se trata simplesmente de mais um clamor ao espírito de voluntariado das tantas pessoas ditas de bem, estou falando de coisa muito diferente.

Nenhum comentário: