sexta-feira, 21 de maio de 2010

O Livro das Trapaças Profissionais


Esses dias tive outra idéia para outro livro. Como provavelmente não vou escrever esse também, resolvi divulgar o mote para que alguém mais empreendedor o faça. Vou gostar se encontrar o livro em alguma livraria. É claro que vou lamentar também minha própria falta de expediente. Além disso vou fantasiar sobre o êxito obtido pelo autor e sobre minha anônima responsabilidade em projeto de tão grande sucesso. Talvez veja reforçada assim a tremenda conspiração arquitetada pelo universo apenas para o meu fracasso. Na verdade vou é odiar ver mais um dos meus planos brilhantes gerando incontáveis dividendos a pessoas menos inspiradas do que eu. Divulgo mesmo assim. Pelo menos angario cúmplices para, quando chegar o infortúnio, me consolar com alguém dizendo: "mas você não registrou a idéia? Não dá para processar?".
O livro que faria seria assim: entrevisto profissionais de diversas áreas, do pedreiro ao engenheiro renomado; da auxiliar de enfermagem ao cirurgião experimentado; do estagiário ao dono do escritório de advocacia; do foca ao editor chefe; do bedel ao diretor; do cozinheiro ao chef e assim por diante. Garanto absoluta confidencialidade. Pergunto a cada um deles sobre os truques e trapaças da profissão para ganhar mais do que o merecido e para trabalhar menos do que o necessário. Convido meu parceiro - no sentido do Velho Oeste, não no atual -,  Jo Feveriero, para ilustrar as situações. Confecciono então o Primeiro Guia Ilustrado da Picaretagem Profissional.
Meu propósito com isso não é obviamente o de iniciar neófitos profissionais nas vantagens delinquentes da sua profissão. Aliás, tenho absoluta certeza de que não será necessário o livro para isso. Poucos dias de trabalho são já suficientes para descortinar esse mundo sedutor ao mais ingênuo dos trabalhadores. Aos sedentos de saber desse tipo, a transmissão de conhecimento se dá pelo simples contato.
Minha intenção, ao contrário, é a de criar o verdadeiro Código de Defesa do Consumidor. Quem sabe a diferença entre o ruído do rolamento danificado e o de um prego no pneu atritando com o asfalto? Tudo bem, essa é fácil. Mas quem sabe se o azeite utilizado é mesmo extra-virgem? Ou que aquele catéter foi mesmo necessário à intervenção cirúrgica? Ou ainda que o ralo vai entupir de novo se a conexão não for trocada? Se soubéssemos de tudo isso resolveríamos os problemas sozinhos, sem recorrer aos profissionais. Muita gente, pelo medo das trapaças, tem tentado fazer isso, mas o desgaste acaba sendo maior.
Aos interessados no projeto, garanto que por conta da demanda, o Primeiro Guia Ilustrado da Picaretagem Profissional vai ser um sucesso de público e crítica. Se for feito em papel couchet, letras grandes para dar volume e com capa dura, dá para cobrar pelo menos 40% mais caro. Ilustrando com bancos de imagem e contratando estudantes de jornalismo para as entrevistas, é só dar um "tapinha" e em 45 dias sai da gráfica. Se tiver contato na produção da Ana Maria Braga então, pronto! Vive-se de direitos autorais, tornando-se celebridade em 50 dias. Uma boa agência de promoção pode achar divertido e útil mostrar "coerência" contando todo esse processo na apresentação da segunda edição. Vale a pena confiar, os caras manjam sobre o gosto do público.
Lembre-se, contudo, que essa idéia é minha. Eu pensei em tudo isso antes! Se você se apropriar dela ou vir o Guia na vitrine da Cultura, ou fará parte da nojenta conspiração, ou será testemunha da minha incompreendida genialidade.

2 comentários:

Unknown disse...

Professor querido.... Faz tempo que não visito seu blog. O fator TEMPO tornou-se luxo na minha vida, o que me faz gerenciá-lo de maneiras incompatíveis com minhas vontades. Agora, por exemplo, eu queria estar dormindo.

Mas vamos lá....

Na verdade, profe, é muito mais fácil ser "maldoso" do que ser "bondoso". A maldade é natural do ser humando (Einstein disse que o ser humano, em sua essência, é 50% sexo e 50% maldade). Ou seja, um livro que ensina a ser mau é um livro que não venderia, pois "já somos". Veja nas livrarias se existe algo parecido, de alguma natureza correspondente ou algum equivalente à sua idéia!! Não existe. Isso porque, no mundo, temos que nos "forçar" a sermos bons, a sermos honestos, éticos, etc. Já dizia um velho ditado que "o comportamento ético é a contradição da vontade". Ou seja, uma regra só existe se o normal é fazer o contrário dela.

Mas... claro... imagine a quantidade de pessoas (vulgo "curiosos") em saber o que os maus fazem de melhor! Imagine uma pessoa, comprando algo qualquer, e que é "logrado" no troco. Imediatamente diz (ou pensa): "hmmmm, você está usando a velha tática do troco errado, catalogado no Primeiro Guia Ilustrado da Picaretagem Profissional - PGIPP, de Newton Molon). Ou ainda, gente profetizando o capítulo ou o artigo: "hey, você está me aplicando a tática 34 do PGIPP".

E, claro, assim como todas as obras de Dan Brown, logo você publica um novo livro: Desvendando o Guia de Picaretagem Profissional - Gold Edition - "gold" por que é ilustrado e vem com um documentário em DVD, com cases, simulações, e uma entrevista com o autor, que é tu).

Hehe... é legal brincar com o trágico da humanidade. Mas mais legal ainda é saber que, se fôssemos loucos o suficiente, colocaríamos em prática todos os nossos pensamentos e aspirações (e acredite... teríamos seguidores).

Abraço, prôfe.. té sexta!

Rodolfo Vianna disse...

A primeira trapaça já é este mesmo post, já que a ideia do livro - como vc bem sabe, Newton - é minha!
abs
Rodolfo.