sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Pedalando na subida


No mês passado, na sala de uma suntuosa biblioteca pública, um velho mestre literato palestrava pausadamente para uma pequena plateia devotada. Defendeu num dado momento que as coisas seguem sempre seu movimento natural, mesmo quando paramos de agir sobre elas. O assunto tinha a ver com sua tese de que o escritor tem que aprender a ficar calado quando escreve, pois uma boa história sabe exatamente o que quer de quem segura o lápis, qualquer intromissão além do estritamente solicitado estraga o texto.
A audiência trocava consigo mesma sorrisos de aprovação e adimirados levantares de sobrancelhas. Houve quem deixou escorrer uma ou outra lágrima pela certeza de que sorvia toda a sabedoria de um sábio moribundo. E de fato foi mesmo a última aparição pública da sumidade. Sentimos todos.
Concluiu então o raciocínio dizendo: "o sea, és como la vida misma, no le importa un carajo lo que hacemos nosotros para intentar obligarla."
Não houve tempo para aplausos, o que tornou a situação mais intimista e adequada. Logo o mediador da mesa tomou a palavra de forma também adequada e a abriu para a plateia. Enquanto se processava um teatro de inseguranças e vaidades, a voz segura e tímida de um jovem escritor tomou o ambiente: Boa noite. É mais um comentário do que uma questão... Bem... eu tinha que ter ligado para minha namorada há meia hora, não liguei porque preferi não deixar o auditório. Dessa ligação dependia o nosso encontro de hoje. Bem... ele não vai acontecer... Pois é... eu compartilharia o riso geral se não fosse quem é!... Mas, enfim, o que queria dizer é que, se ligar ou não ligar leva a encontrar ou não encontrar, o que faço ou não faço afeta diretamente a vida que eu levo. Ou não?
Bueno... és exactamente eso lo que quero dizer: descendo uma ladeira, alguém precisa pedalar una bicicleta? Mas e no plano, o na subida? Pensaran vocês. Ora... se você não pedala no plano ou na subida, você simplesmente cai. E o que mais la vida indiferente poderia reservar al comemierda que no pedala una bice en la subida?!

Nenhum comentário: