sábado, 13 de agosto de 2011

Sístole e Diástole

Tem hora que é de expandir e hora que é de retrair. Ou seja, momento de ligar e momento de esperar a ligação; de ser idulgente e de ouvir o pedido de perdão; de ir e de esperar; de visitar e de ser visitado; de motorista e de passageiro; de explicar e de entender; de mágico e de hipinotizado; de chef e de glutão; de quem tem filho e de quem tem pais; de dominante e de ressessivo; de gastar e de economizar; de propor e de decidir; de ofertar e de agradecer; de soltar e de reter; de estar certo e de ser convencido; de rodar o mundo e de cuidar das plantas; de falar e de, apenas...  pensar (quem sabe, escrever).
O problema é que solemos ter perfis mais marcados por uma das duas características: mais expansivos, ou mais retraídos. Sendo nada científico, diría que erramos, assim, em metade dos testes que a vida nos aplica diariamente. Ficamos na média, enfim. Alguns, porém, os mais fracos e os mais orgulhosos acabam repetindo nos dias. Teimando ou lamentando sempre que reacordam. Não importa se nasceu um dia bonito, ou não.
Já pensou se conseguíssemos sair do nosso auto-conferido perfil, para respondermos espontaneamente ao que a vida nos interroga apenas naquele momento?
Sendo agora, nem científico e nem muito poético, acabariam até as brigas de trânsito! O que quero dizer com a metáfora é simples: ninguém briga no trânsito por aquela injustiça sofrida, briga por todas as outras das quais acha que foi vítima ao longo da vida. Se de fato não foram demais, esse sujeito só pode mesmo ter um perfil expansivo. Ele parte logo para a briga! Tudo bem, a briga pode até não acontecer, se o outro, por qualquer razão, estiver exatamente no registro certo. Mas o risco é grande. Seria menor se todos buscassem o registro certo para a hora dada.
Tem hora de agir e hora de não; hora de viver e hora de morrer, e assim, quem sabe, seguir vivendo.
Para saber as horas certas de expandir e retrair, se eu fosse um sábio chinês, diria: "apenas dê ouvido ao seu coração, mas procure ouvi-lo com o coração".

Um comentário:

Paulo Augusto disse...

Caro Newton, boa tarde.
Sou reporter do Jornal do Commercio, do Recife, e estou fazendo uma matéria especial sobre os 50 anos da renúncia do Jânio.
Estou tentando uma forma de entrar em contato com você para uma rápida entrevista por telefone. Seria possível?
Meu e-mail é pauloneto75@gmail.com Se você puder me passar um telefone para que eu possa entrar em contato, agradeço.
Atenciosamente,
Paulo